Tecnologia

Híbrido

A principal e mais importante característica da semente híbrida de arroz é o aumento de heterose ou vigor híbrido retratado em maior produtividade, peso de grãos, número de panículas por unidade de área, número de grãos por panícula, alta capacidade de perfilhamento, resistência a doenças e insetos, dentre outros.

A semente híbrida de arroz é consequência do cruzamento de duas linhagens parentais distintas, objetivando o ganho de vigor híbrido.

O processo de produção da semente híbrida de arroz consiste na semeadura de faixas intercaladas de linhagens macho e fêmea, sendo a semente híbrida, o resultado do cruzamento entre as linhagens. As fêmeas são macho-estéreis, ou seja, não se autofecundam. O pólen das anteras da linhagem macho migra para o estigma da linhagem fêmea, ocorrendo a polinização cruzada. A fêmea macho-estéril recebe o pólen do macho, e produzirá a semente híbrida.

A vantagem deste processo é permitir a combinação de características e benefícios encontrados nas duas linhagens de arroz em uma única semente. Desde o desenvolvimento das linhagens de arroz pelo Melhoramento Genético de Linhagens da RiceTec até que a semente híbrida se torne disponível comercialmente, são necessários em torno de 8 a 10 anos. É importante ressaltar que o método de hibridação utilizado pela RiceTec não consiste em transgenia, pois as características que combinamos são encontradas na própria cultura do arroz.

Clearfield

O Sistema de Produção Clearfield, tecnologia BASF, que combina sementes de alta qualidade agronômica com herbicidas de alta eficiência e seletividade para a cultura é hoje uma das mais importantes ferramentas de manejo na lavoura de arroz irrigado. Esta tecnologia de tolerância a herbicidas do grupo das imidazolinonas, trouxe consigo a possibilidade de incremento na produtividade em áreas orizícolas que estavam praticamente abandonadas ou comprometidas pela alta infestação de arroz daninho.

Aliada a esta tecnologia estão as sementes híbridas da RiceTec, que agregam produtividade superior ao cultivo de arroz, permitindo o controle de arroz vermelho em áreas infestadas com alta produtividade. A longevidade do sistema de tolerância a herbicidas é altamente dependente do manejo dos produtores, bem como do uso de sementes certificadas de qualidade, a fim de se evitar a ocorrência de arroz vermelho resistente. A RiceTec contribui para que o sistema tenha sustentabilidade e durabilidade, através da produção de sementes certificadas e de qualidade garantida, possibilitando assim que os orizicultores utilizem a tecnologia por mais tempo.

Pesquisa

O Departamento de Tecnologia e Pesquisa na Região do Mercosul opera com Estações de Pesquisa no Brasil (Santa Maria/RS e Normandia/RR) e na Argentina (Formosa). As atividades de criação são complementadas pelo trabalho realizado nas Estações de Pesquisa em Porto Rico, Texas e Arkansas (EUA). As atividades de Pesquisa Regional são apoiadas pelo trabalho de Pesquisa Global, que melhora o desempenho das principais áreas e projetos, tais como a aquisição e melhoramento de germoplasma, biotecnologia, patologia e novas características.

A RiceTec reconhece o valor e a necessidade de inovações no campo de arroz e, portanto, tem uma abordagem de investimento em pesquisa agressiva.

Estamos desenvolvendo um novo Centro de Pesquisa, que irá acomodar as necessidades para as demandas crescentes das operações de criação e teste.

Importantes investimentos na área de tecnologia da informação estão ampliando a capacidade de análise e gerenciamento de dados para sustentar a crescente necessidade de integrar o Melhoramento convencional com ferramentas moleculares e genômicas. Com essas novas abordagens de Melhoramento, espera-se acelerar o desenvolvimento de novos híbridos de maior produtividade e características de grão, como rendimento de engenho e cocção melhoradas.

 As etapas do longo processo para criar e identificar as sementes híbridas de arroz superiores, incluem:

 • Troca de sementes

• Aquisição de germoplasma

• Desenvolvimento de linhagens

• Identificação da adaptabilidade do híbrido

• Produção comercial

• Liberação comercial 

Acordos de Cooperação Técnica

A RiceTec possui acordos de Cooperação Técnica no Mercosul, que visam uma interação entre a empresa e as diversas instituições de pesquisa de arroz.

Em nossos Acordos de Transferência de Germoplasma existem normas a serem respeitadas para que a propriedade intelectual de cada instituição seja preservada.