RiceTec apresenta novo híbrido de ciclo curto na Abertura da Colheita do Arroz 2021

10.02.2021


Tecnologias desenvolvidas no Centro de Pesquisa de Santa Maria contam com produtos inovadores e tecnologias para o controle de plantas daninhas


 


Com Centro de Pesquisa em Santa Maria e um Centro Tecnológico em Pelotas, a multinacional RiceTec, referência mundial no desenvolvimento de sementes de arroz, vai levar para a 31ª Abertura da Colheita do Arroz o que existe de mais atual em novas tecnologias desenvolvidas pela empresa. O evento acontece de 9 a 11 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, próximo a Pelotas.


Nas vitrines tecnológicas do estande da RiceTec serão apresentadas três plataformas de produtos, com destaque para o lançamento do XP739 FP, um híbrido de ciclo curto com tecnologia FullPageTM, com excelente qualidade de grãos, alta tolerância a doenças e bom potencial produtivo. A tecnologia FullPageTM representa uma nova geração de sementes com tolerância a herbicidas do grupo químico das Imidazolinonas (IMI) para semente de arroz. Isso melhorou a resposta da cultura durante aplicações de herbicidas em condições estressantes de crescimento, elevando a expressão de seu potencial genético. Esta característica confere ao produtor o benefício de uma maior flexibilização da aplicação dos herbicidas bem como do início da irrigação da lavoura.


O primeiro produto da RiceTec na América do Sul com a tecnologia FullPageTM foi o XP113 FP , que chegou as lavouras na última safra e atingiu excelentes resultados, como destaca o Coordenador de desenvolvimento de produto para o Mercosul, Cyrano Busato. “Já na safra passada lançamos o XP113FP com ótimos resultados na região Sul e da campanha gaúcha. Agora temos o XP739 FP que apresentou excelente qualidade de grão em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e outras localidades”, afirma. Busato destaca ainda os híbridos convencionais, o XP113 e o XP117, que também estarão nas vitrines tecnológicas. “São híbridos de excelente performance e completam um portfólio de produtos que ainda conta com a tecnologia Max-AceTM para atender as diferentes necessidades dos produtores”, completa.
 


Max-AceTM
Outro destaque no estande da RiceTec na Abertura da Colheita será o primeiro híbrido com tecnologia Max-AceTM, cultivado em um dos talhões que compõem a vitrine tecnológica. O diretor de operações da RiceTec para o Mercosul, Jose Plaza, explica as características Max-AceTM.
“É uma tecnologia que conta com uma genética tolerante aos herbicidas inibidores de ACCase, atuando no controle das principais gramíneas na cultura orizícola, como o arroz vermelho e o capim arroz, incluindo os genótipos resistentes a outros grupos químicos, plantas essas consideradas um entrave ao rendimento da cultura e que podem levar à redução da qualidade do produto final”.


De acordo com os pesquisadores da RiceTec, com a nova tecnologia, o produtor passa a ter também, mais uma possibilidade de rotação de grupo químico de herbicidas, para ser utilizado no sistema de produção de arroz que preconiza também o uso de rotação de culturas principalmente com soja, cultivares convencionais e cultivares com outras tecnologias como FullPageTM.
Com um investimento mundial em pesquisa no último ano de aproximadamente U$ 23 milhões, a RiceTec prepara para a partir deste ano a inclusão comercial nas lavouras da tecnologia Max-AceTM.
 


Essa tecnologia levou mais de 8 anos para ser desenvolvida até chegar às lavouras em áreas pré-comerciais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para atender as necessidades do produtor desde o controle de plantas daninhas até o resultado na produtividade.
No entanto, os pesquisadores lembram que para atingir o maior índice de produtividade das sementes, bem como o incremento produtivo de sua genética, é fundamental uma série de práticas agronômicas, tais como o planejamento e acompanhamento sistemáticos, portanto não é possível assegurar e ou garantir resultados de produtividade e sanidade.

 

 

 

 

 

 

 

Texto: AgroUrbano Comunicação

 

Foto: AgroUrbano