Novo CEO

Novo CEO Global da RiceTec desembarca no Estado

Mike Gumina, que terá a missão de manter a companhia como referência mundial no mercado de sementes híbridas de arroz, acompanha novos negócios da empresa no Rio Grande do Sul

O novo CEO Global da RiceTec, multinacional especialista na produção de sementes híbridas de arroz, desembarca no mês de março, em Porto Alegre. Mike Gumina, que assumiu a função em janeiro deste ano, vem a capital – onde está localizada a principal sede da empresa no Mercosul - para acompanhar o desempenho do Titan CL, tecnologia recentemente lançada no mercado e que promete mudar o  conceito de produtividade e qualidade para a cultura do arroz nas lavouras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Mike Gumina substitui John Nelsen, que esteve à frente da Companhia nos últimos 15 anos, período que a RiceTec fez importantes investimentos em melhorias de desempenho dos híbridos nas principais áreas e projetos, envolvendo estudos sobre germoplasma, biotecnologia, patologia e novas características, tornando a empresa referência global no segmento em meio a um ambiente de trabalho caracterizado por atrair e reter capital humano qualificado.

A RiceTec é referencia mundial do setor com vendas, pesquisa e escritórios nos mercados da Europa, Ásia, Região Andina e América do Sul. Assim, Mike irá reportar-se diretamente ao Conselho da RiceTec AG e ao Príncipe Constantin von Liechtenstein, presidente do Conselho.  A família real do principado de Liechtenstein, na Europa, tem diversos investimentos na área de agricultura e é proprietária da multinacional que atua no seguimento de arroz híbrido.

“Tenho interesse em ingressar em uma empresa global, ajudar a melhorar o trabalho dos produtores e trabalhar com uma tecnologia que irá servir para a humanidade no combate a fome no mundo. Vejo a RiceTec como uma empresa de ótima reputação, com crescimento progressivo, inovadora, com práticas científicas comprovadas e orientada ao cliente”, revela Mike, que elege entre outras prioridades na sua gestão aumentar os investimentos em pesquisa para desenvolvimento de novos produtos.

O faturamento de empresa no Mercosul passou de menos de 10 milhões de dólares, em 2010, para 30 milhões em 2014. No Rio Grande do Sul, a RiceTec domina mais de 90% do mercado de semente híbridas e possui cerca de 184 funcionários nos 3 países.